Notícias Série de oficinas de stencil é atração de agosto na CCMQ

A técnica pode ser aplicada em papel, tecidos e superfícies em geral | Crédito: Nenio Bitencourt

Série de oficinas de stencil é atração de agosto na CCMQ


Série de oficinas de stencil é atração de agosto na CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), oferece quatro oficinas que utilizam o molde vazado como técnica. A série de oficinas de stencil Corpos y Plantas ocorre nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, sempre aos sábados, das 15h às 18h, na Sala Sapato Florido (5o andar da CCMQ). As inscrições podem ser feitas a partir de 21/07 através de preenchimento de formulário.

A série de oficinas propõe uma reflexão teórica e um aprendizado prático de uma das mais antigas técnicas de gravura, o stencil, que consiste em um molde vazado para estampar superfícies. Serão usados materiais recicláveis que seriam descartados, e a atividade tem como objetivo estimular a criatividade, habilidades manuais e artesanais, coordenação motora, concentração, e o fomento ao entendimento e respeito à diversidade de corpos e trajetórias. O tema proposto faz uma analogia entre a pluralidade de formatos, tamanhos, cores entre as plantas com os corpos humanos, observando suas variadas formas para que sejam criadas artes que exploram a pluralidade, conectando e expandindo o olhar para a diversidade da existência. Cada oficina tem quinze vagas e todas trazem uma breve introdução da história da técnica aliada à prática.

A oficina Stencil como estampa: autonomia na customização de roupas trata de técnica corte da chapa e aplicação de estampa em tecido. Os materiais serão disponibilizados para os participantes, com exceção da peça de roupa que será customizada. A atividade do dia 5 de agosto é voltada ao público geral, mas uma edição direcionada ao público de 10 a 14 anos será oferecida na semana seguinte, dia 12 de agosto.

Stencil em superfícies: experimentando processos de impressão também utiliza técnicas de corte da chapa e aplicação de estampa. Nesta atividade, que se realiza no dia 19 de agosto, serão utilizados pedaços de tecido e papel como suporte da imagem e os participantes não precisam trazer material.

A última oficina da série é Stencil na arte urbana: visibilidade e ativismo, que traz a prática de corte de chapa e confecção de lambes, espécie de poster artesanal normalmente afixados com grude. A atividade acontece no dia 26 de agosto.

SERVIÇO

Oficina de stencil Corpos y Plantas

Dia: 5, 12, 19 e 26 de agosto | sábado
Local: Sala Sapato Florido (5º andar da CCMQ)
Horário: 15h

Inscrições abertas a partir de 21/07 pelo link https://forms.gle/a2DGLfmqRMiqJydFA ou pelo link na bio do Instagram da CCMQ (@ccmarioquintana).

 

Sobre o artista

Nenio é multiartista periférico, trans não binário, autônomo e autodidata. É malabarista, escreve poesia, cria artes gráficas com técnicas como desenho, stencil e serigrafia. Sua arte atua como ferramenta de visibilidade e resistência, interagindo com a espiritualidade, transfeminismo, libertação animal e as lutas de comunidades vulnerabilizadas e marginalizadas pela sociedade.

Palavras-chave: Artes Visuais, Atividade Gratuita, Oficina.


Publicado: 26/07/2023