Exposições de longa duração

Espalhados pelos espaços da Casa de Cultura, o visitante encontrará memoriais e exposições de longa duração que trazem informações sobre o patrono da Casa e personalidades importantes da vida artística e cultural do Rio Grande do Sul.

 


SEGUNDO ANDAR | Ala Leste

Obra do Poeta

Na sala “Obra do Poeta”, o visitante poderá conhecer mais sobre a produção literária de Mario Quintana. A sala contempla três facetas do poeta: a primeira vitrine, “Mario na Rua dos Cataventos”, apresenta diversas edições dos livros escritos por Quintana, como a primeira edição dos livros A rua dos cataventos, Sapato florido, O aprendiz de feiticeiro e Espelho mágico. Também há manuscritos e originais pertencentes ao acervo Casa de Cultura Mario Quintana. 

A segunda vitrine, “Mario no Caminho de Swann” é dedicada ao seu trabalho de tradutor. Estão expostas obras de alguns grandes nomes da literatura mundial traduzidos pelo poeta, como: Virginia Woolf, Guy de Maupassant, Marcel Proust, Rosamond Lehmann e Antoine de Saint-Exupéry. 

Na vitrine “Mario Inventa o Mundo”, a terceira e última da sala, o visitante poderá conhecer as seis publicações infantis do poeta. Além dos livros, há destaque para algumas ilustrações de suas obras, realizadas por artistas diversos: Heloisa Schneiders da Silva, Edgar Koetz, Eva Furnari.

Nessa sala, o visitante também encontrará diversas fotografias de Mario Quintana e dois vídeos: o documentário Mario inventa o mundo (2021), de Mirela Kruel, e um episódio do da década de 1980 do programa Encontro Marcado com uma entrevista do poeta.

Casa do Poeta

Nesse espaço, a partir de diversos materiais do acervo da Casa de Cultura, o visitante poderá conhecer mais sobre o Hotel Majestic, ver algumas imagens que apresentam o prédio ainda como Hotel, além de registros curiosos em relação ao seu funcionamento. Nesse mesmo núcleo, há documentos que remetem ao início da Casa de Cultura Mario Quintana, que atualmente já possui mais de 30 anos de existência. 

 

Quarto do Poeta

No “Quarto do Poeta”, o visitante poderá ver uma reconstituição do quarto 217, sendo esse um dos diversos aposentos ocupados por Quintana no Hotel Majestic. Os óculos, os quadros, a bengala, o roupão e o casaco que podem ser vistos no espaço são alguns dos objetos pessoais que restaram do poeta. Nessa sala, também há diversas fotos de Mario Quintana na Casa de Cultura e em outros pontos da cidade de Porto Alegre.

Exposição Theodor Wiederspahn

A partir de uma linha do tempo, o visitante conhecerá mais sobre o arquiteto responsável pelo Hotel Majestic. Além de dados históricos referentes a sua vida, são apresentadas informações sobre outros prédios construídos por Theo Wiederspahn e expostos alguns objetos que pertenceram ao arquiteto e que remontam ao seu ofício. 

 

Memorial Elis Regina

A Casa de Cultura possui uma sala dedicada a Elis Regina, uma das maiores cantoras da história do Brasil. Nesse espaço, o visitante poderá conhecer mais sobre a vida e a trajetória de Elis Regina a partir de objetos como discos de vinil, fotografias, reportagens, além de uma camiseta e um violão que pertenceram à artista. 


QUARTO ANDAR | Ala Leste

 

Espaço de Memória do Teatro Gaúcho

Nesse espaço, criado em 2010 e reformulado em 2022, são apresentadas diversas fotos, cartazes, reportagens e outros objetos do acervo que resgatam o trabalho de atores e atrizes relevantes para a trajetória do teatro do Rio Grande do Sul. 


QUINTO ANDAR | Ala Leste

Memorial Oliveira Silveira

Importante intelectual de nosso estado, e um dos responsáveis pela idealização do Dia da Consciência Negra, Oliveira Silveira ganhou um espaço de destaque na Casa de Cultura em 2022. No seu memorial, o visitante poderá conhecer mais sobre o escritor a partir de suas publicações, reportagens e alguns objetos pessoais, além do documentário Oliveira Silveira, o poeta da consciência negra, dirigido por Camila Moraes.