CCMQ e Biblioteca Lucília Minssen recebem oficinas de contação de histórias e Feira Infantojuvenil
A Biblioteca Lucília Minssen, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está com inscrições abertas para a primeira Semana dos contadores de histórias da Biblioteca Lucília Minssen, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de março.
A programação inclui contação de histórias e oficinas de arte para o público infantil e oficinas para adultos (professores, bibliotecários e demais interessados na área) nos dias 16 e 17, e, no dia 18 de março, ocorre a segunda edição da Feira Infantojuvenil ABLUMI de Autores Independentes, na Rua Travessa dos Cataventos (CCMQ – Andradas, 736 – Centro Histórico).
As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo e-mail atendimento.bibliotecalucilia@gmail.com ou pelo telefone (51) 32257089 e tem o valor de R$ 10,00 por aluno. A participação na oficina de arte é gratuita para a escola que participar de uma das contações de histórias, mas as vagas são limitadas. Já as inscrições nas oficinas para adultos custam R$50,00 cada.
A II Feira Infantojuvenil ABLUMI de Autores Independentes promove a aproximação de escritores e escritoras de seu público leitor para divulgar e comercializar suas obras diretamente ao público, oferecendo também contações de histórias para que conheçam as obras e possam vivenciar uma experiência junto a quem as escreve. As leituras acontecerão concomitantemente à feira do livro, a cada 15 minutos, na Biblioteca Lucília Minssen, no 5º andar da CCMQ.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 16/03
Contação de histórias: De quem é a casa?, com Rosane Castro
Horário: das 14h às 15h
Dia 17/03
Contação de histórias: A casa da amizade, com Anderson Gonçalves
Horário: das 14h às 15h
Contação de histórias: Brincar de morar em livro, com Alessandra Visentin
Horário: das 15h às 16h
OFICINA DE ARTE, em parceria com o CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E EXPRESSÃO (CDE)
Que casa é essa?
Data: dias 16 e 17/03, das 15h às 16h30
Duração: 1h30
Atividades: trabalhos envolvendo desenhos, colagens e pinturas.
Materiais solicitados aos participantes: revistas usadas e papéis coloridos para a técnica de colagem. Opcional: caixa de sapato.
Objetivo: possibilitar a experimentação artística a partir dos temas relacionados com a contação de histórias.
OFICINAS PARA PROFESSORES, CONTADORES DE HISTÓRIAS OU OUTROS ADULTOS INTERESSADOS
Oficina: A importância da contação de história nos ambientes de aprendizagem, com Rosane Castro.
Data: 16/03, das 10h às 12h
Práticas e teorias sobre a arte de contar histórias. A oficina irá abordar os aspectos pedagógicos, artísticos, culturais e históricos da narrativa oral. A prática irá contribuir para ampliar o repertório do contador de histórias.
Oficina: De conto em conto, com Anderson Gonçalves.
Data: 17/03, das 9h às 10h30
Desinibição e jogos corporais para quem quer contar histórias.
Através da brincadeira e do jogo a oficina prepara o corpo para a narrativa, estimulando, assim, uma pesquisa de cada indivíduo sobre suas possibilidades corporais e expressivas.
Oficina: Histórias: muito mais do que palavras, com Alessandra Visentin.
Data: 17/03
Na oficina “Histórias: muito mais do que palavras” a contadora de histórias Alessandra Visentin nos leva ao mundo do “Era uma vez” e nos faz perceber que dentro das histórias tem muito mais do que palavras! Tem afeto, magia, encantamento, cura, transformação! Contar histórias, então, apresenta-se como uma grande ferramenta para a construção de um mundo diferente: um mundo sem fronteiras, um mundo onde todos possam enxergar com os olhos do coração!
Publicado: 08/03/2023