CCMQ e RS Criativo divulgam projetos selecionados para ocupar o Espaço Vitrine em 2023
Na terça-feira, 25 de abril, a Casa de Cultura Mario Quintana, juntamente com o programa RS Criativo e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tornou pública a lista de propostas contempladas na terceira edição do edital de ocupação do Espaço Vitrine.
Foram mais de 50 inscrições recebidas. À comissão julgadora – formada por um representante da CCMQ, dois representantes do RS Criativo e um convidado externo – coube a tarefa de eleger as quatro propostas mais relevantes, levando em consideração os critérios estabelecidos no edital, como a relação com as artes e a economia criativa, a inclusão social e a colaboração, além de criatividade, criação autoral, sustentabilidade e viabilidade de adequação às especificações do espaço.
Os projetos escolhidos foram: Redeiras, da Colônia de pescadores Z3, de Pelotas; Lojas Africanas, do artista Leandro Machado; Cós – Costura consciente, negócio social que atua com desenvolvimento de mulheres e costura responsável; e Pôr-se em arte, da artista Patrícia Rangel. O projeto Mutirão Gráfico, proposto pela Moinho Edições, ficou como suplente.
O espaço de 30m2, localizado no andar térreo da CCMQ, será ocupado por cada um dos selecionados por dois meses, ao longo de 2023, e os participantes receberão uma mentoria por meio do RS Criativo.
O edital Espaço Vitrine é promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana e pelo RS Criativo, instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da AACCMQ – Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana. O projeto acontece anualmente desde maio de 2021, com o intuito de dar visibilidade e gerar renda para coletivos de artistas e artesãos.
Publicado: 28/04/2023