Exposição (DES)MONTA, em cartaz na CCMQ, oferece atividades paralelas
A Casa de Cultura Mario Quintana, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), oferecerá, a partir de 17 de junho, duas oficinas paralelas à exposição (DES)MONTA, do artista Lai Borges. Destas, uma é voltada para o público infantil e outra para o público adulto. A mostra fica em cartaz até domingo, 9 de julho.
Nos dias 17 e 24 de junho, os maiores de 18 anos poderão participar da Oficina de Maquiagem Experimental. A oficina de dois encontros propõe a experimentação com materiais alternativos geralmente não vistos como parte do mundo da maquiagem, como papéis, tintas, pedrarias e adornos. A ideia é utilizar a maquiagem como forma de exploração da autoimagem e de criação de personagens.
No dia 8 de julho, a Oficina Criando Monstrinhos propõe às crianças brincadeiras de se fantasiar de personagens, criaturas, heroínas, fadas e vilões. Elas poderão escolher cores, elementos da natureza, poderes e características para a criação de narrativas oníricas. Para tanto, serão utilizados materiais diversos como objetos, roupas, máscaras, brinquedos, fantasias e tintas para pinturas faciais.
A CCMQ é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e tem o patrocínio do Banrisul.
ATIVIDADES PARALELAS
Oficina de maquiagem experimental, com Lai Borges
Quando: 17/06 e 24/06, sábados, às 15h
Local: CCMQ, Sala Sapato florido (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, 5o andar)
Inscrições: https://forms.gle/
Público: maiores de 18 anos
Oficina Criando Monstrinhos
Quando: 08/07, sábado, às 15h
Local: CCMQ, Sala Sapato florido (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, 5o andar)
Inscrições: https://forms.gle/
Público: crianças entre 4 e 12 anos
Sobre o artista
Lai Borges (@lalarte) é artista visual e drag. Atua desde 2018 como artista e arte-educador em instituições culturais de Porto Alegre e Montenegro. Sua principal produção artística está em torno da performance, fotografia, vídeo e publicações de artista. Em sua pesquisa, investiga a intersecção entre corpo, natureza, cotidiano e cultura queer. Explora a performance através da expressão Drag Queer incorporando “La Angel Cuir”, um ser drag que se apresenta enquanto uma criatura, uma monstra.
Publicado: 12/06/2023