Projeto Educativo CCMQ: Sustentabilidade e inclusão cidadã
Em diálogo com a Semana Nacional de Museus, que este ano ocorre entre os dias 15 e 21 de maio, e tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, o Projeto Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) convida para uma programação especial voltada para sustentabilidade e inclusão social.
Nos dias 18 e 20 de maio, a equipe do educativo oferecerá a oficina “Construindo ninhos: oficina de confecção sustentável”, uma proposta de criação artística para a construção de casas de pássaros confeccionadas com material reciclado. A atividade também prevê leituras de poemas selecionados de Mario Quintana em uma visita ao Jardim Lutzenberger, espaço que homenageia o trabalho de um dos primeiros ativistas das causas ambientais no Brasil. A atividade é voltada para públicos de todas as idades e não requer inscrições prévias.
No sábado, 20 de maio, também serão oferecidas visitas mediadas pela CCMQ, em dois horários diferentes, às 14h e às 17h. Com foco na ocupação e na ativação dos espaços da Casa pelos seus diferentes públicos, o percurso propõe pensar de que forma a frequentação de espaços culturais podem contribuir para a inclusão social.
As atividades buscam proporcionar outras perspectivas em relação à temática dos museus e do patrimônio, visando pensar esses espaços também como locais de promoção de sustentabilidade e bem estar social. Através dessas ações, o Projeto Educativo deseja pensar nas relações que os visitantes estabelecem com a Casa de Cultura e promover novas formas de vínculo, entendendo-o como um espaço de ocupação pública e cidadã.
A CCMQ é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e tem o patrocínio do Banrisul.
SERVIÇO
Oficina Construindo ninhos: oficina de confecção sustentável
Quando: 18 e 20 de maio (quinta e sábado), das 15h às 17h
Local: Jardim Lutzenberger (5o andar)
Público: Todas as idades, sem necessidade de inscrição prévia
20 vagas, por ordem de chegada
Visitas mediadas para públicos espontâneos
Quando: 20 de maio (sábado), às 14h e às 17h.
Os grupos se reunirão na recepção da Casa e a visita terá 1h de duração
Público: Todas as idades, sem necessidade de inscrição prévia
20 vagas em cada horário, por ordem de chegada
Publicado: 12/05/2023