Semana do Horror na CCMQ
Para celebrar o Dia das Bruxas e o Dia dos Mortos, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) preparou um calendário especial com atividades que vão do dia 27 de outubro ao dia 4 de novembro. A Semana do Horror na CCMQ terá uma programação intensa na área da literatura, com oficinas, bate-papo e sarau, além de sessão de cinema comentada, caça ao tesouro e outras ações do projeto educativo e instituições parceiras.
Literatura
A programação de literatura, que conta com a parceria da 69a Feira do Livro de Porto Alegre, começa na sexta-feira (27), com o bate-papo Literatura de horror de autoria feminina. O evento reunirá as escritoras Amanda Leonardi, Irka Barrios e Juliane Vicente para debater temas como a personagem feminina no gênero da literatura de horror e a escrita de mulheres na contemporaneidade. A mediação será de Daisy da Silva César.
No sábado (28), às 13h, acontece o primeiro encontro da Oficina de escrita de contos de horror, ministrada pela escritora Irka Barrios. Dividida em dois sábados (28/10 e 04/11), a oficina abordará tópicos como: o medo como emoção; a importância do medo como proteção do indivíduo e evolução das sociedades; o medo nas narrativas de horror, um breve histórico; principais arquétipos presentes nas narrativas de horror; o monstro, importância e classificação; e classificação dentro das histórias de horror; além de uma proposta de exercício para os participantes colocarem a mão na massa e criarem os seus próprios textos de arrepiar.
No início da semana seguinte, na terça-feira (31), às 19h, o escritor Gustavo Melo Czekster conduzirá o encontro Introdução à literatura de horror brasileira. Na ocasião, Czekster discutirá com os participantes sobre temas como: o medo como fonte de criação; a criação da atmosfera e do suspense; diferenças entre o susto, o grotesco e o insólito; os personagens característicos de uma história de horror; as narrativas de terror brasileiras e seus temas mais frequentes; e elementos de criação de uma história de horror eficiente.
Para fechar o ciclo de textos horripilantes, no sábado (04/11), a Casa promove o Sarau itinerante de literatura de horror, atividade realizada em conjunto com o Café Mal Assombrado e a Livraria Taverna. O evento promoverá a leitura de histórias de horror com a participação do público e terá mediação de Andrezza Postay, Duda Falcão e Juliane Vicente. Com início marcado para às 15h30, em frente à Biblioteca Erico Verissimo, no terceiro andar, o sarau passará pela Livraria Taverna, no térreo, e seguirá para o encerramento no Café Mal Assombrado (R. Cel. Fernando Machado, 513), a partir das 17h.
Gostosura ou travessura?
As crianças não ficarão de fora das comemorações da Semana de Horror da CCMQ. Pensando nos pequenos que gostam de se fantasiar e sair por aí em busca de doces ou travessuras, o Projeto Educativo programou para o sábado (28), às 14h, um caça ao tesouro pela Casa. Nessa atividade, as crianças se tornarão verdadeiros detetives em busca das gostosuras e travessuras que se escondem pelo prédio. Será uma mediação temática, na qual os participantes irão decifrar charadas para descobrir os mistérios que a Casa de Cultura Mario Quintana guarda.
Também no sábado, no período da tarde, a Biblioteca Lucília Minssen, de literatura infantojuvenil, promoverá uma tarde de contação de histórias, voltada para crianças de 3 a 10 anos de idade. Às 14h30, Rosane Castro narrará Bruxas poéticas e, às 15h30, Sílvia Graebin contará as aventuras de A bruxa Salomé, Bruxa, bruxa, venha à minha festa e A bruxa do armário de limpeza. Essa atividade conta com a parceria da 69a Feira do Livro de Porto Alegre.
No domingo (29), o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), localizado no quinto andar, estará aberto, das 15h às 17h, com a atividade Monstrengos. Voltada para crianças a partir de 6 anos de idade, a proposta será receber o público espontâneo com materiais artísticos à disposição para que os participantes possam criar suas ilustrações de monstros a partir das referências de representações de personagens clássicos do horror e orientações da equipe do CDE. A atividade será ministrada por Vladimir Cavalheiro e Ceila Oliveira.
Para os mais velhos
Para as crianças com mais de 10 anos e o público adulto, a equipe do projeto Educativo preparou a Mediação assombrada: Uma viagem ao mundo invertido da CCMQ, que acontecerá no sábado (28), às 19h. A mediação, noturna e teatralizada, será especial de Halloween. A atividade contará a história do prédio por outro viés, inusual, embarcando no mundo invertido da CCMQ através de seu passado e suas lembranças e nas energias que ficaram pela Casa ao longo dos seus muitos anos de existência. Além disso, os participantes irão passar por dinâmicas e terão a oportunidade de acessar lugares nunca antes abertos ao acesso do público. Esse evento poderá ter conteúdos sensíveis de pitadas de terror, por isso, recomenda-se que o público certifique-se que não terão problemas em levar sustos!
E o horror também estará na telona. Em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, na quarta-feira (01/11), às 19h, haverá uma sessão eletrizante do filme Psicose (1960), de Alfred Hitchcock. Após a exibição do filme, Mônica Kanitz e Renata Pires de Souza recebem o público para um debate acerca do livro de Robert Bloch que inspirou o longa-metragem.
*
As atividades que integram a Semana do Horror na CCMQ serão oferecidas gratuitamente, à exceção da sessão de cinema, que terá o benefício da meia-entrada para todos. Alguns eventos possuem inscrições prévias, que poderão ser realizadas via formulário disponível em https://linktr.ee/
A CCMQ, a Biblioteca Lucília Minssen e o CDE são instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A Casa de Cultura tem o patrocínio direto do Banrisul. O Projeto Educativo “Toda casa de cultura é uma escola” tem o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, patrocínio da CMPC, da Unifertil e dos Postos Buffon, realização da Sedac, da CCMQ do e do Ministério da Cultura/Governo Federal.
Serviço
27/10 – sexta-feira
Bate-papo: Literatura de horror de autoria feminina
Horário: 19h às 20h30min
Local: Sala Hermes Mancilha, no 4º andar da CCMQ
Vagas: 30
Inscrições: https://forms.gle/
Atividade gratuita, com emissão de certificado
28/10 – sábado
Gostosuras ou Travessuras? Caça ao tesouro pela CCMQ
Horário: 14h
Ponto de encontro: Recepção
Faixa-etária: dos 6 aos 12 anos
Vagas: 15
Inscrições: https://forms.gle/
Atividade gratuita
Contação de histórias
Horário: 14h30min às 16h30min
Local: Biblioteca Lucília Minssen, no 5º andar da CCMQ
Faixa-etária: dos 3 aos 10 anos
Atividade gratuita
Mediação assombrada: Uma viagem ao mundo invertido da CCMQ
Horário: 19h às 21h
Ponto de encontro: Recepção da CCMQ
Faixa-etária: A partir de 10 anos
Vagas: 30
Inscrições: https://forms.gle/
Atividade gratuita
28/10 e 04/11 – sábados
Oficina de escrita de contos de horror
Horário: 13h às 15h
Local: Sala Sergio Napp 1, no 2º andar da CCMQ
Faixa-etária: A partir de 16 anos
Vagas: 20
Inscrições: https://forms.gle/
Atividade gratuita, com emissão de certificado
29/10 – domingo
CDE Aberto – Monstrengos
Horário: 15h às 17h
Local: Ateliê do CDE, no 5º andar da CCMQ
Faixa-etária: A partir de 6 anos
Vagas: 10
Inscrições: Sem inscrições prévias, acesso livre por ordem de chegada.
Atividade gratuita
31/10 – domingo
Introdução à literatura de horror brasileira
Horário: 19h às 21h
Local: Sala Hermes Mancilha, no 4º andar da CCMQ
Faixa-etária: A partir de 16 anos
Vagas: 30
Inscrições: https://forms.gle/
Atividade gratuita, com emissão de certificado
01/11 – quarta-feira
Cineliteratura: Psicose
Horário: 19h
Local: Cinemateca Paulo Amorim
Classificação: 14 anos
Para essa sessão, o benefício da meia-entrada será estendido a todos
04/11 – quarta-feira
Sarau itinerante de literatura de horror
Horário: 15h30min às 18h
Ponto de encontro: Biblioteca Erico Verissimo, no 3º andar da CCMQ
Faixa-etária: A partir de 12 anos
Vagas: 30
Inscrições: https://www.
Atividade gratuita
Publicado: 20/10/2023